segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Cabala


Por sugestão de uma grande amiga, fiz um muito breve estudo à respeito da Cabala. Interessante, pra quem gosta de ser uma pessoa com um conhecimento cultural bem diversificado.

A Cabala é uma doutrina esotérica, mística e ocultista, segue um sistema religioso-filosófico que busca investigar a natureza divina. Sua origem primária seria como uma vertente mística do judaísmo, adota um caráter especulativo devido a influência dos neoplatônicos e neopitagóricos.
Na era medieval, há menções(anteriores ao século XIII) sobre um livro que muito em muito deve ter influenciado os estudos da Cabala, chamado Sefer Yetzirah, é dito ser um livro de literatura dos santuários e da carroagem judaica. Segundo a tradição este livro teria sido escrito por Abraão. Outro livro que é de importância para Cabala, escrito no século XII, é o Zohar, o conteúdo é à respeito do próprio Sefer Yetzirah.
Após o século XIII a literatura da Cabala tendeu a tomar forma extensiva, caminho ao lado e indo de oposição algumas vezes aos Talmuds, livros de tradições judaicas.
Segundo o Zohar, a alma humana é constituída de três partes:
- Nefesh; A parte inferior, ou animal, da alma. Está associada aos instintos e desejos corporais.
- Ruach; A alma mediana, o espírito. Ela contem as virtudes morais e a habilidade de distinguir o bem e o mal.
- Neshamah; A alma superior, ou super-alma. Essa separa o homem de todas as outras formas de vida. Está relacionada ao intelecto, e permite ao homem aproveitar e se beneficiar da pós-vida. Essa parte da alma é fornecida tanto para judeus quanto para não-judeus no nascimento. Ela permite ao indivíduo ter alguma consciência da existência e presença de Deus.
Um conceito cabalístico importante para os estudantes da Cabala é a árvore da vida :


A árvore da vida é constituída por 4 planos principais. Dentro desses planos estão localizadas as 10 emanações, chamadas de Sephiroth, de Ain Soph, a entidade auto-suficiente na Cabala, a que pode ser chamada de deus. A essência de cada Sephiroth é dita ser a mesma, mundando apenas algumas propriedades particulares(emanação da Sephirah). Os 4 planos :

Os três Sephiroths superiores representam o mundo abstrato, o último representa o material e os interiores representam o elo entre o mundo abstrato e o material. O topo da árvore representa o bem e a base o mal. A árvore da vida representa tambem a síntese da vida de Adam Kadmon , o homem primordial segundo a Cabala.

Fonte: Wikipédia.


obs: eu contínuo agnóstico sim huahua XD...

Um comentário:

Anônimo disse...

estuda a cabala mas não estuda a torá !
é uma bixona msm